técnicas de copy

Técnicas de Copy

Toda pessoa que entra no mundo do marketing online e domina as técnicas de copy consegue decolar em sua carreira ou em seu negócio porque copy é considerada por muitos a habilidade essencial para vender qualquer coisa.

Qualquer serviço, objeto, imóvel, empresa, qualquer coisa pode ser vendida e vai ser vendida mais rápido e com mais facilidade se tiver um profissional utilizando técnicas de copy.

O copywriting tem como objetivo persuadis o público-alvo a tomar uma ação, seja comprar algo ou se inscrever em algum evento ou lista de participantes, seja offline ou online que costuma ser mais comum.

O copywriter (profissional que escreve os textos persuasivos) utilizar gatilhos mentais para conseguir convencer as pessoas a realizarem a ação que ele deseja.

Gatilhos mentais utilizados nas técnicas de copy

Escassez, é o gatilho que diz que quando corremos o risco de perder algo, temos tendência a valorizar mais, então agimos ou tomamos uma ação as vezes de forma precipitada para evitar essa possível perda.

Compromisso, esse gatilho diz que quando assumimos um compromisso publicamente, temos mais comprometimento para cumpri-lo.

Reciprocidade, é o principio que diz que o ser humano tende a recompensar outro que já o ajudou no passado, muitos utilizam disso para primeiro oferecer um presente para depois tentar oferecer um produto e a pessoa comprar como forma de agradecer pela ajuda ou presente que recebeu antes.

Afinidade, é quando uma pessoa se sente conectada com outra, gosta de outra pessoa porque possuem pensamentos em comum, seja habilidades, gostos, traumas, etc.

Aprovação social, geralmente os seres humanos tomam decisões querendo serem aceitos pelas outras pessoas na sociedade como um todo ou em grupo pequeno de pessoas, é fácil perceber isso nos adolescentes que querem serem aceitos pelos colegas.

Confira também 11 dicas de copy para marketing digital da Resultados Digitais

Pontos para prestar atenção nas técnicas de copy

Confira a seguir alguns detalhes e pontos importante que devem ter atenção ao serem escritos.

Atenção: quando estiver escrevendo um copy é preciso evitar distrações e focar na ideia central do assunto, também conhecida como headline, ela é o ponto de referência no qual o copywriter escreve seu texto persuasivo.

Veja também: Curso de Recursos Humanos

O objetivo de um copy é convencer alguém que a ideia do título é verdadeira.

Conexão: o copy deve despertar uma emoção no leitor de forma que eles pareçam tão próximos como se fossem amigos, isso faz com que o leitor se identifique e goste da pessoa que escreveu mesmo sem conhecer pessoalmente porque as ideias e a forma de pensar de ambos são parecidas.

Problema: é nessa etapa que etapa que o profissional relata problemas que já enfrentou no passado e que o leitor está passando agora.

Solução: é quando a copy revela qual é a solução, qual produto, serviço ou iniciativa a pessoa deve realizar ou comprar para resolver o problema que está passando, mas atenção, aqui não é revelado como fazer isso, apenas o que deve ser feito.

Oferta: é quando a copy revela qual é o preço pela solução que foi proposta anteriormente e aqui é importante mostrar opções de pagamentos à vista e parcelado e oferecer garantia para deixar a oferta mais atraente e confiável.

Ancoragem de preço: uma dica importante é fazer ancoragem do produto a ser vendido comparando o quanto ele pode valer, mostrar o quanto a vida do cliente pode mudar se comprar o produto, e mostrar que está oferecendo por um valor menor porque em algumas vezes pode ser uma solução que vai mudar a vida do cliente.

Escrito por: Lucas Andrade

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.