funil de vendas

Funil de Vendas

Esse artigo explica o que é um funil de vendas, como ele funciona e é aplicado em marketing digital.

O funil de vendas representa a jornada que uma pessoa percorre desde o primeiro contato com uma empresa ou pessoa até se tornar um cliente.

Ele é composto de fases e cada fase possui uma quantidade de pessoas que começa maior com várias pessoas poucas qualificadas para a compra e termina com menos pessoas, porém todas são clientes.

O funil serve para ajudar na criação das estratégias de marketing, ele ajuda a classificar as pessoas além de educa-las com o conteúdo correto dependendo da etapa em que ela está no funil.

Nível de consciência e funil de vendas

Isso significa que cada etapa terá uma comunicação e argumentos diferentes, porque se trata de níveis de consciência diferentes.

Nível de consciência é a maneira que classificamos as pessoas começando por aquelas que não sabem que possuem um problema, até aquelas que sabem que tem e já sabem onde vão resolver, só estão esperando o momento certo para comprar.

Quando a pessoa não sabe que possui um problema é preciso mostrar a ela que existe um problema que algumas pessoas passam e que ela pode ter esse problema, então ele reconhece que tem isso.

Após isso é preciso mostra-la que existe uma solução, em seguida, é apresentada a empresa ou a pessoa que vende essa solução e os argumentos para convencer a pessoa a comprar.

Então é apresentada uma oferta com as opções de pagamento e em seguida a solução é entregue para o cliente.

O grande desafio então é saber atrair as pessoas certas de acordo com seu nível de consciência para usar a melhor comunicação.

Isso evita usar argumentos que as pessoas não conhecem porque estão em uma etapa diferente do argumento apresentado.

Então, funil de vendas é a criação, acompanhamento e otimização dessa jornada que o prospect (pessoa que pode se tornar um cliente) está.

Confira abaixo, as etapas do funil de vendas:

Conscientização, descoberta, avaliação, intenção, compra, fidelização.

O início da conscientização também conhecido como topo do funil é quando você está educando a pessoa para ela ver que tem aquele problema, ou não, pois nem todas pessoas precisam do que você está vendendo.

Então o trabalho do profissional responsável pelo funil é atrair as pessoas certas que podem vir a se tornar clientes e afastar aquelas que nunca serão clientes para não desperdiçar recursos financeiros com essas pessoas.

No topo do funil quanto mais pessoas tiverem melhor, porque depois o funil vai educando as pessoas conduzindo-as até o fundo do funil.

O meio do funil é quando a pessoa já sabe que tem um problema e já sabe que existe uma solução para esse problema, essa é a etapa da solução.

E fundo de funil é quando a pessoa decide comprar, então é apresentada a oferta com os meios de pagamentos.

Veja também: Curso de Marketing

Dicas para ter um bom funil de vendas

Um dos segredos para atrair as pessoas certas é fazer a captação de bons leads lá no início do funil, para isso, se for marketing digital, é preciso ter imagens ou vídeos que chamem atenção de quem precisa e afaste pessoas que nunca comprariam.

A meetime separou um material com mitos e verdades sobre funil de vendas.

Tenha bons vendedores porque eles vão ser as pessoas com maior contato com os leads, então vão influenciar bastante na decisão deles

Tenha um bom traqueamento dos leads usando as ferramentas disponíveis como o Analytics, Tag e pixel.

Autor: André Vitor

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.