formação em storytelling

Formação em Storytelling

Antes de conhecer os detalhes do curso formação em storytelling, é preciso entender o que significa esse termo.

O termo story traduzindo para o português significa história e o termo telling significa contar, ou seja, storytelling é contar histórias.

Mas não é de qualquer jeito, é necessário usar técnicas que predem a atenção das pessoas, é aí que mora o segredo de grandes escritores e copywriters que geraram milhões.

Storytelling e copys

Todos que conseguem unir boas histórias com copys conseguem bons resultados, em alguns casos surgem resultados surpreendentes, isso prova o quanto é importante saber escrever bem.

O storytelling tem sido muito utilizado no marketing, as pequenas empresas descobriram que grandes empresas e jornais utilizam essa técnica, então, passaram a utilizar também.

Com isso a procura por profissionais que sabem criar boas histórias tem crescido e essa habilidade são poucas pessoas que possuem.

Por ser um profissional raro de se encontrar e que pode gerar muitos resultados, começaram a surgir o interesse de algumas pessoas por aprender e adquirir essa habilidade.

Como é uma boa storytelling?

Com a atenção das pessoas sendo disputadas o tempo todo pelas distrações geradas pelos aplicativos digitais e de redes sociais, é preciso ter criatividade para prender a atenção as pessoas.

Um bom storytelling consegue captar o interesse do leitor logo no início e manter esse interesse durante a leitura até o final.

Para isso é preciso saber criar e adaptar histórias através dos fatos, personagens, objetos, ambientes, tudo que possa gerar riqueza de detalhes e gerar emoções em quem estiver lendo.

Isso faz um produto, serviço ou empresa parecerem únicos, é igual aquelas propagandas de refrigerante de cola no final do ano que aparecem com o Papai Noel, mas de uma forma bem diferente e inusitada.

Até os adultos param para assistir as propagandas de refrigerante de cola no natal porque são criadas de uma forma que prende a atenção das pessoas.

Veja também: Curso de Produção Multimídia

Storytelling e Marketing

O setor que mais se beneficia dessa técnica é o marketing digital que sempre se utiliza do conceito de funil de vendas, ou seja, o cliente possui uma jornada de compra.

Todo storytelling deve conduzir as pessoas para uma jornada, então antes de criar, já tenha em mente qual é seu objetivo final, isso facilita o trabalho e evita gerar desinteresse nos leitores.

Se o objetivo é vende um produto, antes de oferece-lo é necessário fazer a pessoa enxergar que necessita desse produto e mostrar como ele pode gerar uma transformação em sua vida.

E uma das melhores formas de se fazer isso é contando histórias de outras pessoas que utilizaram esse produto ou criando uma história ilustrando esse cenário.

Isso é utilizado em marketing porque ativa um dos gatilhos mentais que é a identificação, ou seja, quando uma pessoa tem algo em comum com outra, nesse caso, o personagem.

Quando ocorre essa identificação fica mais fácil vender um produto ou ideia.

Além de identificação, são geradas emoções porque as pessoas se colocam no lugar do personagem e isso faz com que o interessado queira comprar.

Onde estudar storytelling?

Atualmente existem cursos livres vendidos online por profissionais que trabalham na área e pós graduação.

Portanto, busque iniciar com algum desses cursos, quem sabe daqui um tempo surjam graduações ou curso técnico focado nisso.

Uma das instituições que fornecem esse curso é a PUC.

Autor: André Vitor

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.