Precisa de diploma para ser jornalista?

Importância da profissão

Vivendo na era da informação, o jornalismo parece ganhar um papel cada ver mais importante dentro da sociedade e pode atrair muitos jovens no quesito profissional. Tendo em vista que recentemente tem crescido o número de fake news, deveria ser cada vez mais importante ter jornalistas capacitados para garantir uma divulgação imparciais dos fatos.

Papel da internet

Entretanto, o tempo também tornou a profissão muito mais difícil de ser regulamentada. Isso porque com o advento da internet, qualquer pessoa com um celular na mão e uma conta na rede social pode divulgar informações, as quais estão cada vez menos restritas somente aos grandes meios de comunicação.

O diploma é exigido?

Este é um dos motivos para que o jornalismo siga sendo uma carreira que não exige diploma, por mais que hajam excelentes faculdades no Brasil. A atual conjuntura mantém a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que há 13 anos decidiu que o diploma não seria obrigatório para exercer a profissão.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.