Curso de Modelagem 3D

Curso de Modelagem 3D

O Curso de Modelagem 3D forma o profissional para trabalhar com design gráfico modelando objetos, cenários e personagens em 3D.

O termo 3D se refere a 3 dimensões, também pode ser usado o termo tridimensional, ou seja, são as dimensões: largura, altura e profundidade que formam a arte 3D.

Nesse curso o aluno entende o processo de criação de artes tridimensionais para empresas, games, sites, eventos, filmes e etc. É uma variedade de opções no mundo gráfico, principalmente o mundo virtual.

O profissional que trabalha com modelagem 3D está sendo procurado para trabalhos fixos como funcionário e também como freelancer por diversas empresas no Brasil e no mundo.

É um pouco raro encontrar pessoas com habilidades em algumas áreas do mundo tridimensional, principalmente especialistas em filmes e games porque são áreas em que o 3D deve se movimentar, então se torna um pouco mais complexo.

Porém, quanto mais complexo é, maior é também a remuneração, por isso, aqueles que se desenvolvem nesse segmento com certeza recebem excelentes propostas, inclusive propostas de moedas estrangeiras.

É uma atividade necessária para empresas que criam vídeos e filmes, publicidade e designes gráficos para produtos, serviços ou eventos.

Para quem é o curso de modelagem 3D?

Para todos aqueles que gostam de imagens, vídeos, animações e querem tentar trabalhar com aquilo que gostam e quem sabe até ver um trabalho seu no cinema.

Geralmente, as pessoas que mais procuram esse curso são profissionais que já atuam em áreas relacionadas como designers gráficos, ilustradores, fotógrafos e editores de vídeos.

Mas na impede aqueles que desejam começar direto pelo 3D, o importante é começar, quanto mais rápido for, melhor porque o mercado está apenas começando e quem aproveitar esse momento tem grandes chances de se destacar.

Uma das instituições que fornecem esse curso é a Udemy

O que é ensinado no curso de modelagem 3D?

O conteúdo dos cursos são cerca de 90% voltados para o uso de softwares de criação e edição de recursos audiovisuais, em sua maioria imagens estáticas, mas com uma boa profundidade mostrando os efeitos 3D e animações.

Os softwares mais utilizados são o 3DS Max, Maya, Blender, Octane Render, Substance Painter, Unity, Photoshop, entre outros.

Veja algumas das matérias presentes no curso:

Modelagem 3D que foca na criação de modelos

Texturização que inclui o mapeamento de textura

Funções dos materiais

Criação de high-poly e low-ploy

Baking maps

Configurações de cenas

Cenas renderizadas

Acabamentos usando o Photoshop

As ferramentas mais utilizadas são: Autodesk Maya, Vray, Marmoset Toolbag, Octane Render, Substance Painter, Inventor, Blender e o famoso Photoshop.

O que é preciso para estudar modelagem 3D?

Para aprender os conhecimentos do 3D é necessário um computador de preferência com uma boa placa de vídeo pois esses programas de criações e edições exigem máquinas mais potentes, quanto mais recursos tiver, mais rápido será o tempo de renderizar os projetos.

E se as suas aulas forem à distância será necessário estar conectado à internet para acompanhar as aulas.

Veja também: Curso de Power BI

Portfólio de modelagem 3D

É muito importante, desde o inicio do curso que o aluno salve seu portfólio e de preferência que coloque ele na internet para que outras pessoas e empresas possam conhecer.

Isso faz com que seu trabalho alcance mais pessoas e mais projetos surjam, pois todos vão querer ver alguns dos seus trabalhos anteriores antes de contratar seu serviço ou te chamar para fazer parte de uma equipe.

Autor: André Vitor

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.