curso de copywriting

Curso de Copywriting

O curso de copywriting é para os amantes de vendas, seja vendas offline como online, apesar das vendas online serem o principal foco das pessoas que pesquisam sobre copywriting.

Antes de tudo, é necessário aprender o significado desse termo, copywriting é a escrita de textos persuasivos com foco em vendas e também é chamado de copy.

Antigamente era comum as empresas ficarem falando de si mesmas ao invés de falarem de qual solução eles vendiam.

Por exemplo: você pode falar que uma impressora é preta, tem alimentação elétrica bivolt, botão de ligar que acende luz, etc. Mas esse mesmo produto pode ser vendido de outra forma.

Ao invés de ficar focando nas características técnicas da impressora, o copywriter vai falar dos benefícios do produto.

Exemplo de um Copy para Vendas

Exemplo: essa impressora vai te ajudar a economizar tempo porque cabe 2x mais folhas que impressoras comuns, possui alimentação bivolt para você utilizar tanto em casa ou em empresa que só possuem tomadas de 220 Volts, o botão possui uma luz que facilita de enxergar no escuro para lembrar de desligar o equipamento gerando economia na sua conta de energia.

Percebe como faz diferença? É muito mais provável que se fossem dois vendedores falando ou dois anúncios diferentes, seria mais provável que o cliente comprasse o segundo do que o primeiro se fosse comparar ambas descrições.

Isso acontece porque a copy é feita baseada nas emoções utilizando a razão para convencer, porque a neurociência diz que compramos pela emoção e justificamos pela razão.

E é isso que o copywriter faz, cria textos persuasivos de forma que gera emoção e ao mesmo tempo transmite razões para alguém comprar um produto ou serviço.

O que é ensinado no curso de copywriting?

É exatamente o exemplo acima que os estudantes de copy aprendem, é basicamente tirar a pessoa do ponto A e leva-la ao ponto B, nem todos textos são para a venda ocorrer ali no ato, às vezes pode ser para capturar um lead, ou seja, pegar dados de um prospect (uma pessoa que tem potencial de se tornar cliente).

Para dominar essa técnica, é primordial saber escrever bem, de forma correta, sem erros de português e saber técnicas de persuasão.

Para aprender sobre persuasão é necessário conhecer os gatilhos mentais, que são argumentos que causam nas pessoas vontade de comprar.

Os principais gatilhos mentais são: reciprocidade, afinidade, aprovação social, escassez, autoridade e coerência.

Quem sabe escrever usando os argumentos acima com certeza tem sucesso na carreira de copywriter.

Veja também: Curso Engenharia de Produção

Onde é oferecido curso de copywriting?

Atualmente no Brasil é mais fácil encontrar cursos livres sobre o assunto na internet, se pesquisar bem pode encontrar pós-graduação em algum tema relacionado, mas graduação e curso técnico ainda não existem.

Porém, isso não descredibiliza a profissão, pelo contrário, facilita a barreira de entrada e ajuda a conseguir trabalhos.

É comum ver pessoas entrando na profissão e decolar em seus projetos gerando grandes quantias de faturamento para empresas de marketing principalmente online pois é fácil de escalar.

Um bom copywriter geralmente tem remunerações bem modestas pois quase sempre recebem comissões por seu trabalho.

Uma das instituições que fornecem esse curso é a Rock University

Também é possível encontrar em outras escolas como no SENAC.

Autor: André Vitor

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.