Curso Data Science

Curso Data Science

O Curso Data Science está super aquecido graças ao avanço rápido do que estão chamando de quarta revolução, onde as máquinas e sistemas estão começando a ganhar inteligência artificial, por isso estão usando o termo indústria 4.0 em alguns lugares.

Mas a formação de Data Science não é focada em machine learning, apesar desse conteúdo também ser estudado pelo cientista de dados.

A ênfase como o próprio nome já diz é analisar e estudar os dados, qualquer tipo de dados, o profissional de data Science transforma informações complexas em dados simples de serem analisado como gráficos de Power B.I por exemplo.

No curso de data Science é abordado técnicas de estatística, visualização e análise de dados.

Tudo se deve ao grande volume de dados que estão sendo criados e transacionados a todo momento, pois o número de computadores, sistemas e dispositivos móveis não param de crescer.

E dado a esse crescimento, surgiu a demanda de cientistas de dados, profissional escasso e com alta procurar no mercado por empresas no mundo todo.

O que é ensinado no curso data Science?

Além do conhecimento necessário para criar e analisar dados ou para gerar estatísticas, o estudante estuda algumas linguagens de programação como Python que é uma das mais utilizadas para analisar dados e é a linguagem que está crescendo muito nos últimos anos.

Por ser fácil de implementar em vários tipos de sistemas, pode-se dizer que Python se tornou a linguagem queridinha do momento, portanto, quem domina esse conhecimento está na frente de muitos programadores e cientistas de dados.

O profissional de data Science não fica transformando dados em gráficos o dia todo como o analista de Business Inteligence, ou também chamado de Analista de B.I, mas é ele quem cria o algoritmo que faz isso.

Ou seja, podemos dizer que o profissional de Data Science cria e aperfeiçoa os softwares que os analistas de B.I utilizam, é claro que nem todos fazem isso, a profissão engloba outras coisas, mas dessa forma é mais fácil de entender.

Uma das instituições que fornecem esse curso é a Anhembi

Quais são as matérias do curso Data Science?

Veja abaixo algumas matérias mais abordadas em Data Science:

Lógica de Programação

Data Analysis

Histogramas

Boxplots

Python com Pandas

Matplotlib

Seaborn

Estatística com Python

Tipos de dados

Estruturas de dados

Técnicas de amostragem

Técnicas de modelagem

Análise gráfica

Statsmodel

Sklearn

Google Sheets

Storytelling aplicado aos dados

Gráficos de pizza e de barras empilhadas

Eixos e Figuras do Matplotlib

Testes estatísticos

Comparação de informações

Cálculos de taxas

Refinamento de dados e visualização

Enriquecimento de dados

Dicas importantes para estudantes de Data Science

Não despreze as ferramentas simples se os dados forem confiáveis, uma planilha de google sheets, por exemplo, pode ser utilizada para fazer análise de dados de consumidores.

Em geral, o foco do cientista de dados é capturar e analisar dados reais, desprezando erros, reduzindo ao mínimo possível ou se possível eliminando margens de erros ou divergências entre os resultados reais e os resultados dos softwares.

O uso de machine learning são modelos que podem prever acontecimentos através de padrões anteriores que podem ser analisados para criar uma expectativa, uma projeção futura.

Por isso, é importante que os dados alimentados estejam sempre corretos.

Veja também: Curso de Modelagem 3D

Autor: André Vitor

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.